quinta-feira, 16 de abril de 2009

MST
O que é?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro de inspiração marxista que busca a reforma agrária. Ele organiza em 24 estados brasileiros.A organização não tem registro legal por ser um movimento social.O movimento recebe apoio de organizações não governamentais e religiosas, do país e do exterior, interessadas em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda em países em desenvolvimento. Sua principal fonte de financiamento é a própria base de camponeses já assentados, que contribuem para a continuidade do movimento.


Aspectos favoráveis
O MST é um movimento que busca a distribuição da terra de uma forma igualitária. Ele traz alguns benefícios ao país como aumento da produção agrícola e menor desigualdade social. O país pode perfeitamente organizar sua produção agrícola sem depender, como depende atualmente, do agro-negócio. Este é um bom argumento em favor da reforma agrária. Mas não é, de modo algum, o mais importante para justificá-la. Essa reforma é imprescindível e inadiável por uma razão mais poderosa: por uma questão de justiça social.
A Justiça Social, fundamento da ordem democrática, condição da paz e da tranqüilidade social, consiste na equitativa distribuição dos bens materiais que a sociedade produz e no efetivo respeito dos direitos igualmente reconhecidos a todos os seus integrantes. O MST procura organizar as famílias assentadas em formas de cooperação produtiva em vista de melhorar sua condição de vida.Entre centenas de exemplos que deram certo, destaca-se a COOPEROESTE, Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste LTDA , sediada em Santa Catarina (temos também o exemplo bem sucedido no interior de São Paulo, a Coapar, em Andradina).Dados coletados em diversas pesquisas demonstram que os agricultores organizados pelo movimento têm conseguido usufruir de melhor qualidade de vida que os agricultores não organizados

Aspectos contrários
Alguns aspectos negativos ao MST são os fatos de que algumas vezes seus integrantes utilizam de formas violenta para conseguir o que deseja e para chamar atenção das autoridades brasileiras como Já pudemos presenciar em vários espetáculos deprimentes causados pela forma equivocada de agir do MST - manifestações e invasões que acabaram em morte e pancadaria, saques e destruição de propriedade pública,etc.Também temos que levar em consideração o fato de que a reforma agrária causaria impactos ambientais assim como há desmatamento em alguns assentamentos.Como no assentamento São Bento (em Mirante do Paranapanema, São Paulo, onde lotes entregues aos sem-terra foram vendidos, o que é proibido por lei. Temos também como exemplo beneficiados pela reforma agrária tentando vender um lote que conquistou; Outro ponto negativo é o modelo de reforma agrária adotado pelo governo - desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos - tem pouca chance de sucesso..

Quando e onde surgiu
O MST surgiu a partir da necessidade de promover a reforma agrária.
Esse por sua vez é um sistema que visa distribuir terras de forma justa. A partir desse pensamento e da oposição real em que o Brasil se encontra, pessoas que não possuem terras para plantio organizaram um movimento de protesto contra a centralização de terras nas mãos de poucos.
O MST surgiu da reunião de vários movimentos populares de luta pela terra, os quais promoveram ocupações de terra nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, na primeira metade da década de 80. Pelas últimas estimativas, os efetivos do MST se elevam a 350 mil famílias assentadas e 70 mil famílias em acampamentos, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Curiosidades
Desde a 1984, além das ocupações de terra e marchas para pressionar pela reforma agrária no país, o MST luta pelo acesso à educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis para a população do campo. Em toda a sua história, foram conquistadas aproximadamente 2 mil escolas públicas nos acampamentos e assentamentos em todo país, abrindo as portas do conhecimento para 160 mil crianças e adolescentes Sem Terra. Também foram formados mais de 4 mil professores.
Entre 26 a 30 de novembro, o MST promove a Jornada Estadual de Educação na Reforma Agrária, com o lema "Todas e Todos Sem Terra Estudando", no Centro de Convenções, em Cascavel, no Paraná, para discutir qual é o papel da educação na consolidação da democracia e na construção do projeto de desenvolvimento para o Brasil.



Grupo: Ludmila Avelar,Bruna Pimentel,Fernanda Gandra,Beatriz Braga,Sarah Teixeira e Pollyanna Garcia

Um comentário:

  1. O Preconceito com esse tipo de movimento de interesse social é banal . A mídia influenciada pelo Governo ,repassa a situação como se fosse uma catastrofe onde a mortes e violência pública .
    Esse Movimento deveria ser tratado com respeito , mesmo que infelizmente esteja "somente no papel" e não há uma solução. As pessoas deveriam olhar o outro lado, o lado de cidadãos que tem o seu direito de propriedade.Direitos igualitários .

    ResponderExcluir